Apresentação

  • Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa

Resumo

Sinto-me honrada em apresentar mais uma edição dessa revista, da qual por alguns anos fui diretora e, dessa feita, já no seu número 180.
Os seis textos e a resenha que a constituem versam sobre Linguística, Letras e Artes e Ciências Humanas, bem como os trabalhos que obtiveram destaque no Congresso Cobicet - IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – que foram convidados para publicação em revistas parceiras do Evento.
“Avaliação institucional: cultura que permite a efetivação da gestão democrática”, artigo que dá abertura à revista, de Bressan e outros, versa sobre o processo de avaliação institucional, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas, no âmbito da Rede Municipal de Ensino. Nele está evidenciada a importância do instrumento de avaliação aplicado, não só visando a uma gestão democrática, mas especialmente, a partir desse, transformações nos futuros planejamentos institucionais. Pode ser considerado uma testagem para aplicação em outros municípios da região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai – AMAU. Sobe sua significação se observado que o período avaliado – 2021 e 2022 – é o pós pandêmico e suas consequências educacionais.
O segundo artigo, de professores e acadêmico da Universidade Federal de Goiás, intitula-se “Avaliação do potencial de utilização de resíduos de banana pré-tratados com H3PO4 em um bioprocesso fermentativo catalisado pela Pachylosen tannophilus”. Trata do aproveitamento das cascas de banana prata (Musa sapientum) para produção de açúcares redutores por meio do pré-tratamento com ácido fosfórico (H3PO4). Demonstra uma clara preocupação com a busca, cada vez maior, de energias limpas, tendo em vista a sustentabilidade do planeta. A demonstração do potencial de utilização desses resíduos visando à produção de etanol de segunda geração, chama muito a atenção do leitor.

Vem de pesquisadores da Universidade Federal e da Universidade de Franca, de Pelotas, no Rio Grande do Sul, um interessante estudo: “Adsorvente preparado a partir da biomassa de casca de camarão para remoção de contaminantes ambientais”. Apresenta o que já há na literatura sobre a preparação de adsorventes a partir da biomassa de camarão, assim como a aplicação desse como adsorvente na descontaminação de águas com contaminantes, constituindo-se numa alternativa de menor custo na utilização método. A conclusão de que o exoesqueleto do camarão é um material que funciona como precursor na obtenção do carvão ativado, encaminha a outras pesquisas nessa linha.

O quarto artigo trata sobre “O futuro da telefonia”. Professor e acadêmicos do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul apresentam a evolução tecnológica dos sistemas de telefonia, discutem a importância da comunicação advinda desses sistemas e refletem sobre o futuro do conhecimento. Revisão bibliográfica e uma visão do que os especialistas prospectam para o futuro da telefonia, tornam essa leitura muito interessante.

 

“Tecnologia aplicada na detecção do câncer de cabeça e pescoço e seus biomarcadores”, quinto artigo dessa revista, tem como autoras um grupo interdisciplinar: uma biomédica, duas psicólogas e uma farmacêutica, todas ligadas à Universidade de Santa Cruz do Sul – RS. Ele objetiva, numa revisão narrativa de literatura, de caráter descritivo, investigar os principais biomarcadores dos cânceres de cabeça e pescoço e as tecnologias utilizadas para a realização do diagnóstico precoce. Chama a atenção do leitor o dado de que a alta prevalência dos cânceres de cabeça e pescoço está relacionada às mudanças no estilo de vida, como o maior consumo de tabaco e álcool, e a exposição ao Papilomavírus Humano (HPV). Enfatiza, no entanto, alternativas para a detecção precoce e o tratamento mais adequado para aumentar o tempo de vida do paciente. Tema oportuno e de linguagem bastante inteligível até aos leitores não especializados no assunto.

De Tarcísio Souza de Sá e João Alexandre Cardoso Lopes, “Tecnologia na sala de aula: explorando o uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica para professores”, dos estados do Maranhão e do Piauí, respectivamente, objetivam explorar o uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica para professores, com o intuito de verificar como essa tecnologia pode auxiliar na aprendizagem dos alunos. Pesquisa básica de caráter qualitativo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisou as possibilidades e limitações do uso do ChatGPT em sala de aula. Artigo indicado para iniciantes nos estudos da utilização dessa ferramenta pedagógica.

E essa edição da PERSPECTIVA encerra com uma excelente resenha da obra editada em 2023, “Pesquisas em Análise do Discurso: produções do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GESTADI)”, escrita pelo professor Thiago Barbosa Soares, linguista de currículo dos mais abalizados. Discorre, brevemente, e numa linguagem de leitura muito agradável, sobre os 14 capítulos da mesma. Ler essa resenha desperta no leitor o desejo de conhecer a obra por inteiro.
No anseio de que minha apresentação tenha, também, despertado em você, leitor, a vontade de ler, por inteiro, a edição 180 da PERSPECTIVA, deixo aqui meu afetuoso abraço.

Profa. Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa
Doutora em Linguística Aplicada – PUCRS
Docente da URI Erechim - RS

Publicado
2024-04-08
Como Citar
Pagliosa, E. L. B. (2024). Apresentação. Revista Perspectiva, 47(180), 5-6. https://doi.org/10.31512/persp.v.47.n.180.2023.409.p.5-6