Coaching: uma ferramenta percursora capaz de (re)criar o ambiente organizacional e gerar benefícios significativos
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.46.n.174.2022.225.p.131-141Palavras-chave:
Coach, Coaching, Negócio, Organização, ResultadosResumo
Na contemporaneidade empresarial o coaching vem assumindo um papel importante. Entende-se que o processo de coaching foca em maximizar e aperfeiçoar a performance do indivíduo, de um grupo ou de uma organização. O problema que orienta a pesquisa é: qual o papel do coaching na maximização dos resultados de uma organização? Alinhado ao problema de pesquisa, o objetivo geral consiste em analisar a aplicabilidade e os benefícios do coaching dentro de uma organização. Os objetivos específicos propõem: pesquisar a conceituação, a finalidade e a aplicabilidade do coaching; verificar qual o papel do coach e quais as ferramentas capazes de maximizar os resultados dentro de uma organização; investigar quais as tendências e quais os desafios do coaching na contemporaneidade. Desse modo, na perspectiva de cumprir o que foi proposto nesta pesquisa, o método utilizado foi o indutivo, com pesquisa bibliográfica, doutrinaria e fontes indiretas. O resultado da pesquisa indica que o coaching (re)cria novas expectativas dentro das organizações, alinhando caminhos, preparando e acompanhando pessoas, traçando objetivos atingíveis e garantindo a longevidade do negócio.