Análise dos modelos de turbulência k-ϵ, k-ω e SST no escoamento cruzado sobre um cilindro

Autores

  • Chrystian Martins Freitas Engenheiro Mecânico formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, SC.
  • Anderson José Antonietti Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Jaraguá do Sul, Rau, SC

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.44.n.166.2020.96.p.19-30

Palavras-chave:

Simulação, Mecânica dos Fluidos, Força de Arrasto

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do estudo do escoamento cruzado em um cilindro liso, por meio de simulações computacionais, utilizando os modelos de turbulência k-ε, k-ω e SST. A metodologia empregada para o estudo considerou os resultados do coeficiente de arrasto presentes na literatura como critério de validação para os dados obtidos nas simulações. Com o objetivo de apontar qual o modelo de turbulência apresenta melhor capacidade preditiva para este de tipo geometria, consideraram-se três modelos dentre os disponíveis para uso no software Ansys CFX, aplicando-os nas condições-padrão do software. Os resultados obtidos mostraram que o modelo k-ω é o mais indicado para toda a faixa de Reynolds analisada no escoamento cruzado em cilindro liso, pois, além de obter bons resultados, esse modelo também demanda um menor tempo computacional para a simulação, em comparação com o modelo SST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Como Citar

MARTINS FREITAS, Chrystian; JOSÉ ANTONIETTI, Anderson. Análise dos modelos de turbulência k-ϵ, k-ω e SST no escoamento cruzado sobre um cilindro. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 44, n. 166, p. 19–30, 2020. DOI: 10.31512/persp.v.44.n.166.2020.96.p.19-30. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/96. Acesso em: 22 jan. 2025.