Avaliação da aplicação efetiva da gamificação na Educação Profissional e Tecnológica: casos selecionados
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.45.n.172.2021.193.p.7-17Palavras-chave:
Motivação, Evasão, Metodologia ativa, JogosResumo
A Educação Profissional e Tecnológica é a modalidade de ensino responsável pela formação para o trabalho, em que o discente seja capaz de compreender o contexto em que se dá e lhe permita o desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam a resolução de problemas e a condução de projetos. Nesse contexto, é imprescindível compreender como o aluno se sente engajado em relação às novas aprendizagens e como isso colabora para o futuro exercício profissional. Uma forma de ativar a aprendizagem significativa dos alunos é a aplicação de jogos e seus elementos como prática pedagógica. Em função disso, o artigo objetiva avaliar os resultados da efetiva aplicação da gamificação, considerada pelos docentes envolvidos como uma das metodologias ativas aplicável às suas disciplinas ministradas em instituições de Educação Profissional. Inicialmente se pesquisou em diferentes fontes acadêmicas dezenas de artigos aderentes ao tema e ao objetivo proposto; depois, mediante leitura detalhada e fichamentos específicos, selecionou-se 12 artigos, intentando considerar o título, os autores, o jogo e os principais resultados alcançados. Os resultados apresentam tendências promissoras em termos de ensino-aprendizagem por diferentes aspectos. Considera-se que a aplicação da gamificação em disciplinas da Educação Profissional mostra características asseverativas relevantes em suporte aos processos de ensino-aprendizagem