Perfil e hábitos dos consumidores de chocolate na cidade de Erechim/RS

Autores

  • Daniele Bonatto Senhori Pós Graduanda em Marketing, Comunicação e Branding na URI Erechim. Graduada em Marketing. Técnica em Vendas
  • Rodrigo André Cechett Graduado em Administração de Empresas. Mestre em Administração. Especialista em Marketing. Empreendedor. Assessor de Marketing e Professor na URI Erechim

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.45.n.170.2021.183.p.61-79

Palavras-chave:

Marca, Consumidor, Chocolates

Resumo

O valor da marca tem sido um tema de estudo recorrente pelos pesquisadores da área, em que buscam mostrar sua importância e reiterar sua participação perante a escolha do consumidor pela marca. Cada vez mais, as marcas precisam mostrar seus atributos positivos para os consumidores, que as diferenciem das demais, procurando satisfazer os desejos e necessidades de seus consumidores, a fim de que esses se identifiquem, consumam e tornem-se fiéis. Isso acontece também no mercado consumidor de chocolates, onde as marcas precisam aumentar os esforços para criar um relacionamento forte com os consumidores, com o intuito de torná-los leais à marca, visto ser um setor extremamente competitivo, reforçando a importância que as empresas desse ramo precisam ter com sua distribuição, buscando ter o produto em todos os pontos de venda possíveis, fazendo com que o consumidor sempre veja e lembre-se da marca. Este estudo pretende identificar qual o perfil e hábitos de consumo dos consumidores de chocolate na cidade de Erechim/RS. Em termos metodológicos, o referencial teórico permitiu recolher informações necessárias para aprofundamento do tema, possibilitando maior interação e entendimento sobre alguns conceitos de marcas e também do setor de chocolates no Brasil. Para coleta dos dados, elaborou-se um questionário estruturado, com 17 perguntas fechadas, divididas em dois módulos. O questionário foi aplicado na cidade de Erechim/RS, para pessoas que consomem chocolates. Alcançou-se um total de 143 questionários, que serviram para efetuar a análise dos resultados. Além disso, sugere-se a utilização desta metodologia para desenvolver novos estudos sobre valor da marca para outros segmentos e ramos de negócios, ou até mesmo para aprofundar os estudos no mercado de chocolates. Como principais resultados da pesquisa, pode-se afirmar que os consumidores de chocolate na cidade de Erechim optam pela escolha de marcas que prezam pela qualidade do produto oferecido e veem isso como um diferencial. A grande maioria compra por loja física e encontra facilmente o produto de sua preferência no comércio local da cidade. Também, como resultado importante, a maioria dos entrevistados não se mostraram fiéis às marcas que colocaram como suas prediletas, reiterando a importância de as marcas criarem um vínculo mais forte com seus consumidores, fazendo com que se tornem leais. Grande maioria dos respondentes afirmou que ao consumir chocolate ficam felizes, ou seja, a marca precisa trabalhar para entregar o máximo de qualidade e experiência para este consumidor, pois certamente ele lembrará desse sentimento bom quando for escolher seu chocolate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

SENHORI, Daniele Bonatto; CECHETT, Rodrigo André. Perfil e hábitos dos consumidores de chocolate na cidade de Erechim/RS. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 45, n. 170, p. 61–79, 2021. DOI: 10.31512/persp.v.45.n.170.2021.183.p.61-79. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/183. Acesso em: 21 nov. 2024.