Letramento funcional em saúde? compreensão do construto na atuação em medicina
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.48.n.7.2024.387.p.25-35Palavras-chave:
Alfabetização em saúde. Medicina. Atenção Hospitalar. Integralidade.Resumo
As necessidades da população auguram nova configuração nas avaliações em saúde, tendo em vista, o aumento na prevalência de doenças crônicas no cenário dos serviços voltados à saúde. Esta denúncia problematiza o conhecimento do médico sobre seu trabalho e instiga o pensamento de que o autoconhecimento é imprescindível no sucesso da atenção dispensada. Para tanto, aliar o Letramento Funcional em Saúde (LFS) às intervenções avaliativas torna-se fator de proteção ao cuidado integral do usuário. Trabalho caracterizado como descritivo exploratório e de natureza qualitativa, cujo objetivo geral foi descrever a compreensão do LFS por médicos atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) e no contexto hospitalar. Os participantes, 10 profissionais médicos, foram submetidos a uma entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico e de atuação profissional. O trabalho obedeceu aos preceitos éticos atuais. Os resultados foram apresentados descritivamente compondo o perfil dos entrevistados e com base na entrevista semiestruturada, três categorias foram impressas: o (des)conhecimento do LFS; a formação em medicina e o LFS; e o LFS e o impacto na atuação profissional. A análise dos dados seguiu orientação metodológica da análise temática de conteúdo. Os resultados e discussões apontam para possibilidades a serem consideradas a partir do conhecimento do determinante LFS.