Atendimento psiquiátrico na emergência: algumas percepções das equipes de enfermagem

Autores

  • Amanda Lavandoski Ribeiro Acadêmica de Medicina na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Mariusca Rachevski Médica Psiquiatra. Graduada em Medicina pela UFSM, RS. Residência Médica pela Fundação Universitária Mário Martins, Porto Alegre, RS, Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.48.n.8.2024.428.p.47-55

Palavras-chave:

Assistência. Enfermagem. Saberes e Percepções.

Resumo

O presente estudo versa sobre o atendimento da equipe de enfermagem a indivíduos com transtornos mentais, objetivando inferir acerca do conhecimento, entendimento e sentimentos despertados nas equipes de enfermagem. Dessa forma, desenvolveu-se uma pesquisa, de caráter observacional transversal, por meio de um questionário, elaborado e aplicado pelas autoras, amparado qualitativamente pelo referencial teórico. A pesquisa possuiu uma abordagem descritiva, com uma população de 62 participantes, sendo estes profissionais integrantes dos dois hospitais, com serviço de emergência, de um município ao Norte do Rio Grande do Sul. Os resultados denotam que a maioria dos participantes tem seu estado emocional afetado ao atenderem pacientes psiquiátricos. Tristeza, medo e impaciência também aparecem como sentimentos frequentes e relevantes. Cerca da metade dos entrevistados relatam que a maior dificuldade no atendimento desses pacientes é a falta de conhecimento. Os achados do estudo apontam na direção da necessidade premente de investimento no treinamento e na capacitação das equipes de saúde para fortalecê-las frente ao atendimento desses usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

RIBEIRO, Amanda Lavandoski; RACHEVSKI, Mariusca. Atendimento psiquiátrico na emergência: algumas percepções das equipes de enfermagem. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 48, n. 8, p. 47–55, 2025. DOI: 10.31512/persp.v.48.n.8.2024.428.p.47-55. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/428. Acesso em: 3 abr. 2025.