Implementação do LEPEM: laboratório de estudos e pesquisas em educação Matemática da URI Erechim

Autores

  • Simone Fátima Zanoello Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA. Docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.44.n.167.2020.33.p.57-70

Palavras-chave:

URI Erechim, Laboratório de Matemática, Implementação, Estrutura, Funcionamento, Atividades Desenvolvidas

Resumo

Acredita-se que o Laboratório de Matemática é uma sala-ambiente que pode auxiliar professores e alunos na construção do conhecimento. Ciente disso, no ano de 1992, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim iniciou a implementação de um Laboratório de Matemática na instituição, o qual foi denominado “Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – LEPEM”. O presente artigo tem como objetivo relatar a história da implantação do LEPEM, bem como seu funcionamento, sua estrutura e as atividades nele desenvolvidas. Ao longo dos anos, o LEPEM adquiriu recursos didáticos e construiu inúmeros materiais e jogos. Hoje ele é considerado um espaço indispensável na instituição, sendo utilizado por alunos da Educação Básica, dos cursos de Licenciatura e Engenharia. Além disso, é um espaço onde se realizam cursos de formação para professores da educação básica, como também projetos de extensão e de iniciação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-16

Como Citar

ZANOELLO, Simone Fátima. Implementação do LEPEM: laboratório de estudos e pesquisas em educação Matemática da URI Erechim. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 44, n. 167, p. 57–70, 2020. DOI: 10.31512/persp.v.44.n.167.2020.33.p.57-70. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/33. Acesso em: 23 nov. 2024.