O marketing de guerrilha como ferramenta estratégica: uma análise da aplicabilidade em empresas de micro e pequeno porte em tempos de pandemia

Autores

  • Manoel João Ramos Doutor em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca; Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Câmpus de Toledo, PR.
  • Paulo Cesar da Silva Ilha Doutor e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio; Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Câmpus de Toledo, PR.
  • Cleiton Rodrigo Hansel Especialista em Cooperativismo e Agronegócio; Administrador de Empresas; Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon, ISEPE/Rondon.
  • Alan Gabriel Kappes Camargo Bacharel em Administração; Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon.
  • Daiane Thaís Krindges Bacharel em Administração; Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon.

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.45.n.170.2021.118.p.41-59

Palavras-chave:

Marketing de Guerrilha, Micro e Pequenas Empresas, COVID-19

Resumo

Este estudo apresenta uma análise das estratégias de marketing de guerrilha utilizadas em ações mercadológicas pelas micro e pequenas empresas do varejo de vestuário instaladas no município de Mercedes-PR, em plena pandemia do COVID-19, sendo estudado o período de março a julho de 2020. A metodologia utilizada foi de cunho exploratório, com amostragem de 88% das empresas do setor. Utilizou-se como técnica de levantamento dos dados a pesquisa tipo Survey com a aplicação de questionário via Google Forms®. Embora exista vasta literatura sobre as diversas vantagens das ações de marketing de guerrilha, especialmente para empresas menores ou com pouca verba publicitária, pois este tipo de marketing exige um menor volume de recursos financeiros e não exige níveis elevados criatividade e conhecimento para criar ações inteligentes e gerar bons resultados, observa-se que a maior parte das empresas pesquisadas (66%) não fazem o uso dessa estratégia, tornando-se mais vulnerável, principalmente em tempos de crise, quando os recursos financeiros se tornam mais escassos,, demandando maior criatividade

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

MANOEL JOÃO RAMOS; PAULO CÉSAR DA SILVA ILHA; CLEITON RODRIGO HANSEL; ALAN GABRIEL KAPPES CAMARGO; DAIANE THAÍS KRINDGES. O marketing de guerrilha como ferramenta estratégica: uma análise da aplicabilidade em empresas de micro e pequeno porte em tempos de pandemia. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 45, n. 170, p. 41–59, 2021. DOI: 10.31512/persp.v.45.n.170.2021.118.p.41-59. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/118. Acesso em: 21 nov. 2024.