O marketing de guerrilha como ferramenta estratégica: uma análise da aplicabilidade em empresas de micro e pequeno porte em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.45.n.170.2021.118.p.41-59Palavras-chave:
Marketing de Guerrilha, Micro e Pequenas Empresas, COVID-19Resumo
Este estudo apresenta uma análise das estratégias de marketing de guerrilha utilizadas em ações mercadológicas pelas micro e pequenas empresas do varejo de vestuário instaladas no município de Mercedes-PR, em plena pandemia do COVID-19, sendo estudado o período de março a julho de 2020. A metodologia utilizada foi de cunho exploratório, com amostragem de 88% das empresas do setor. Utilizou-se como técnica de levantamento dos dados a pesquisa tipo Survey com a aplicação de questionário via Google Forms®. Embora exista vasta literatura sobre as diversas vantagens das ações de marketing de guerrilha, especialmente para empresas menores ou com pouca verba publicitária, pois este tipo de marketing exige um menor volume de recursos financeiros e não exige níveis elevados criatividade e conhecimento para criar ações inteligentes e gerar bons resultados, observa-se que a maior parte das empresas pesquisadas (66%) não fazem o uso dessa estratégia, tornando-se mais vulnerável, principalmente em tempos de crise, quando os recursos financeiros se tornam mais escassos,, demandando maior criatividade