O brincar heurístico com crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) em uma escola municipal de Erechim - RS
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.46.n.176.2022.281.p.45-56Palavras-chave:
Investigação, Hipótese, Exploração, DescobertasResumo
Essa pesquisa ocorreu no Município de Erechim, em uma escola de Educação Infantil, e abrangeu turmas de Maternal I e Maternal II. Ambas as turmas eram compostas por doze crianças matriculadas. A coleta de dados ocorreu com sessões do brincar heurístico, sendo realizadas anotações escritas, além de fotos. Desse modo, o objetivo foi analisar as contribuições trazidas acerca do brincar heurístico com crianças bem pequenas. Para que esse brincar seja de qualidade, o professor deve organizar materiais não estruturados que garantam diferentes possibilidades de exploração, sem deixar de lado a observação atenta e cautelosa. Se desprovida da atenção necessária, o brincar heurístico fica defasado, correndo o risco de não ser percebida a sua real importância para as crianças. Dessa forma, perceberá que as crianças desenvolvem distintas criações, realizam investigações, levantam hipóteses e fazem diferentes descobertas. O brincar heurístico não apresenta fórmula sobre como deverá ser brincado. Sua intenção é fazer com que as crianças explorem do seu jeito, realizando as suas descobertas, sem intervenção do adulto. Desse modo, foi possível perceber e constatar a importância do brincar heurístico com crianças bem pequenas