Tessituras pós-modernas em respiração artificial, de Ricardo Piglia e à mão esquerda, de Fausto Wolff

Autores

  • Alexandre Leidens Programa de Pós-Graduação em Letras -UTFPR - Pato Branco PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.44.n.168.2020.38.p.93-104

Palavras-chave:

Pós-modernismo, Literatura Comparada, Metaficção Historiográfica

Resumo

Observando as questões pós-modernas ligadas à literatura contemporânea, bem como o apelo comparatista, tão em voga na atualidade, este artigo busca subsidiar brevemente algumas particularidades da metaficção historiográfica e analisar aspectos da pós-modernidade sobre os corpus-escritos de duas obras em particular: Respiração Artificial, de Ricardo Piglia (2010) e À mão esquerda, de Fausto Wolff (2007). Das obras em questão pretende-se extrair pequenas características que são costumeiramente consideradas pós-modernas, como a rediscussão de aspectos históricos, fundamentais para a história recente dos dois países de onde as obras provêm: Argentina e Brasil; o multiperspectivismo, pela clara evidência de que se contrastam diferentes formas de enxergar determinado fato ou história; e a fragmentação, onde a inferência do leitor se torna mais necessária, que se somarão à metaficção historiográfica para constituir uma análise pós-moderna dos dois romances. Como constructo básico para essas reflexões, serão utilizados autores como Eco (2002) e Hutcheon (1991). Ademais, a análise se dará de forma qualitativa em abordagem bibliográfica, observando algumas dessas características nos romances e ressaltando sua importância para a constituição da obra literária.

 

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Publicado

2021-02-24

Como Citar

LEIDENS, Alexandre. Tessituras pós-modernas em respiração artificial, de Ricardo Piglia e à mão esquerda, de Fausto Wolff. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 44, n. 168, p. 93–104, 2021. DOI: 10.31512/persp.v.44.n.168.2020.38.p.93-104. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/38. Acesso em: 23 nov. 2024.