Refletindo sobre redes sociais digitais com jovens nas aulas de artes
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.44.n.168.2020.42.p.81-92Palavras-chave:
Jovens, Redes Sociais digitais, Ensio de artes visuais, Performance socialResumo
Este trabalho se propõe a refletir de que maneira jovens estudantes percebem as redes sociais digitais e como estas operam mudanças em nossas relações. Neste artigo apresento reflexões advindas de um projeto para as aulas de artes com turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, de cerca de 15 e 16 anos, de uma escola estadual da rede pública do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, em 2017 e 2018, na qual trabalhei. O estudo pautou-se pelas percepções desses estudantes em relação às redes, mediante conversas, trabalhos poéticos e leituras. Foi proposto como uma pesquisa-intervenção, a partir das referências de autoras como Laura Barros (2015) e Virginia Kastrup (2015). Para refletir sobre as múltiplas performances que circulam pelas redes, suas telas e imagens, busquei embasamento em teóricos como Byung-Chul Han (2016; 2017), Guy Debord (1997), Paula Sibilia (2016), Zygmunt Bauman (2011), dentre outros. No decorrer, apresento trabalhos poéticos realizados em aula, com os quais estabeleço relações teóricas. Este estudo realizado com jovens permitiu ver um conjunto de indícios e situações referentes às nossas relações mediadas pelas redes. Por fim, o presente artigo pretende ser uma ferramenta para ampliar os modos de relacionamento e a compreensão de jovens estudantes.