Refletindo sobre redes sociais digitais com jovens nas aulas de artes

Autores

  • João Alberto Rodrigues Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Bolsista CAPES). Acadêmico de Especialização em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela mesma instituição. Licenciado e Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Artes na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.44.n.168.2020.42.p.81-92

Palavras-chave:

Jovens, Redes Sociais digitais, Ensio de artes visuais, Performance social

Resumo

Este trabalho se propõe a refletir de que maneira jovens estudantes percebem as redes sociais digitais e como estas operam mudanças em nossas relações. Neste artigo apresento reflexões advindas de um projeto para as aulas de artes com turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, de cerca de 15 e 16 anos, de uma escola estadual da rede pública do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, em 2017 e 2018, na qual trabalhei. O estudo pautou-se pelas percepções desses estudantes em relação às redes, mediante conversas, trabalhos poéticos e leituras. Foi proposto como uma pesquisa-intervenção, a partir das referências de autoras como Laura Barros (2015) e Virginia Kastrup (2015). Para refletir sobre as múltiplas performances que circulam pelas redes, suas telas e imagens, busquei embasamento em teóricos como Byung-Chul Han (2016; 2017), Guy Debord (1997), Paula Sibilia (2016), Zygmunt Bauman (2011), dentre outros. No decorrer, apresento trabalhos poéticos realizados em aula, com os quais estabeleço relações teóricas. Este estudo realizado com jovens permitiu ver um conjunto de indícios e situações referentes às nossas relações mediadas pelas redes. Por fim, o presente artigo pretende ser uma ferramenta para ampliar os modos de relacionamento e a compreensão de jovens estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-24

Como Citar

RODRIGUES, João Alberto. Refletindo sobre redes sociais digitais com jovens nas aulas de artes. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 44, n. 168, p. 81–92, 2021. DOI: 10.31512/persp.v.44.n.168.2020.42.p.81-92. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/42. Acesso em: 21 nov. 2024.