Práticas educativas envolvendo o uso das tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa no ensino médio: uma reflexão a partir das competências da BNCC

Autores

  • Jocélia Nunes Antunes Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0001-9709-4047
  • Elisabete Cerutti Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen https://orcid.org/0000-0002-3467-5052

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.45.n.172.2021.184.p.55-68

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Tecnologias Digitais, Língua Portuguesa

Resumo

Este estudo busca refletir sobre a constituição do professor de Língua Portuguesa, pois esta é uma necessidade fundamental para que todos os alunos sejam capazes de ter um aprendizado de mesmo nível, independentemente do local em que estejam. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como documento que norteia a Educação Básica, prediz o uso de tecnologias na sala de aula. Contudo, é um desafio para as escolas a implementação eficaz dos recursos tecnológicos. O objetivo deste trabalho é descrever as práticas educativas envolvendo o uso das tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, de acordo com as competências e habilidades da BNCC, tendo como metodologia o estudo bibliográfico. Pode-se concluir que é necessário realizar práticas educativas envolvendo as tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, considerando as competências e habilidades da BNCC como: interagir em ambientes virtuais para construção de plano de aulas com tecnologias, textos em formato digital, formas colaborativas de produção de conteúdo, apresentações em formatos multimídia, diferentes formatos de avaliação, aplicativos e também o uso de softwares educacionais para elaboração de plano de aulas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-27

Como Citar

ANTUNES, Jocélia Nunes; CERUTTI, Elisabete. Práticas educativas envolvendo o uso das tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa no ensino médio: uma reflexão a partir das competências da BNCC. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 45, n. 172, p. 55–68, 2022. DOI: 10.31512/persp.v.45.n.172.2021.184.p.55-68. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/184. Acesso em: 23 nov. 2024.