Políticas de assistência estudantil em tempos de covid-19: desdobramentos sobre a permanência de graduandos da UFFS
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.46.n.174.2022.226.p.157-170Palavras-chave:
Assistência Estudantil, SARS-CoV-2, Permanência Estudantil, Desistência Estudantil, Educação SuperiorResumo
O presente artigo analisa as políticas de assistência estudantil (PAE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em tempos de Covid-19 e seus desdobramentos sobre a permanência dos estudantes de graduação. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa mista (quali-quanti) composta por: (a) levantamento documental com base em dados primários relativos à situação de matrícula dos estudantes ao término do semestre letivo 2020/1; (b) levantamento documental com base em dados secundários; (c) pesquisa bibliográfica apoiada em autores que já pesquisaram sobre permanência e/ou evasão na UFFS e outros que discutiram a educação superior no contexto da pandemia. Com base na análise mista (quali-quanti) das informações, fundamentada em Minayo, constatou-se que a UFFS reorganizou a sua PAE para o enfrentamento da pandemia da Covid-19: manteve a maioria dos programas que estavam em andamento, adaptou ou descontinuou outros e implementou novos, a saber: auxílio complementar; auxílio inclusão digital; auxílio reparos/aquisições de acessórios de informática; em nível institucional, criou o programa de ampliação e consolidação de tecnologias e inovação no contexto educacional - PRACTICE. A PAE implementada produziu desdobramentos significativos na permanência estudantil, pois, os seus beneficiários cancelaram, trancaram, jubilaram e desistiram menos que os estudantes não beneficiários.