Educação, políticas e gestão pública
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.44.n.168.2020.87.p.65-72Palavras-chave:
Educação, Políticas Públicas, Transformação SocialResumo
Este artigo, construído a partir de estudos desenvolvidos junto ao NEPPES – Núcleo de Estudos em Políticas e Processos de Educação Superior, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI, tem como foco principal a discussão de temáticas ligadas ao processo histórico da educação e suas políticas e a respectiva vinculação ao desenvolvimento do capitalismo neoliberal, origem, ascensão e rupturas possíveis. Para a elaboração do mesmo privilegiou-se a pesquisa exploratória, com sistematização das principais ideias dos autores estudados. Também buscou-se apresentar algumas considerações relativas a evolução do processo científico da construção e inserção desses no âmbito educacional. O estudo nos permite afirmar que a temática da educação remete à necessidade de transformação social de modo pleno. A educação precisa ser âncora das mudanças sociais, para isso precisa estar articulada e definida no seu inter-relacionamento com as condições sociais, políticas e econômicas.