Educação, políticas e gestão pública

Autores

  • Rochana Basso Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim, Erechim, RS, Brasil
  • Silvia Regina Canan Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Frederico Westphalen, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.44.n.168.2020.87.p.65-72

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Transformação Social

Resumo

Este artigo, construído a partir de estudos desenvolvidos junto ao NEPPES – Núcleo de Estudos em Políticas e Processos de Educação Superior, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI, tem como foco principal a discussão de temáticas ligadas ao processo histórico da educação e suas políticas e a respectiva vinculação ao desenvolvimento do capitalismo neoliberal, origem, ascensão e rupturas possíveis. Para a elaboração do mesmo privilegiou-se a pesquisa exploratória, com sistematização das principais ideias dos autores estudados. Também buscou-se apresentar algumas considerações relativas a evolução do processo científico da construção e inserção desses no âmbito educacional. O estudo nos permite afirmar que a temática da educação remete à necessidade de transformação social de modo pleno. A educação precisa ser âncora das mudanças sociais, para isso precisa estar articulada e definida no seu inter-relacionamento com as condições sociais, políticas e econômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

BASSO, Rochana; CANAN, Silvia Regina. Educação, políticas e gestão pública. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 44, n. 168, p. 65–72, 2021. DOI: 10.31512/persp.v.44.n.168.2020.87.p.65-72. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/87. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)