Neoplasia de mama: um estudo sobre a oncofertilidade

Autores

  • Nathália Santin Sirena Acadêmica do Curso de Medicina na Universidade Regional Integrado do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus Erechim
  • Juliano Sartori Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, residência médica em Medicina Interna e Oncologia Clínica pelo Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, título de especialista em Cancerologia pela Sociedade Brasileira de Cancerologia e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Mestre em Saúde da Família no PSGT UNIVALI/SC, Doutor em Gerontologia Biomédica na PUC/RS. Professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim)

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.48.n.8.2024.434.p.81-92

Palavras-chave:

Câncer de mama. Fertilidade. Qualidade de vida.

Resumo

A implantação de um sistema de rastreamento para câncer de mama e a utilização de tecnologias cada vez mais específicas para o tratamento da neoplasia possibilitaram diagnóstico precoce e terapêutica medicamentosa adequada, o que têm aumentado a taxa de sobrevida das mulheres que se apresentam com essa condição. Nesse contexto, surge a oncofertilidade, uma área de estudo recente, que objetiva promover a qualidade de vida e a saúde reprodutiva de mulheres com câncer de mama durante e após o tratamento antineoplásico. Este estudo busca entender quais são as repercussões emocionais e qualidade de vida em consequência do tratamento para neoplasia de mama feminino. Para tanto, foi realizada uma análise de série de casos, com uma amostra de 7 mulheres em idade fértil, que estavam em acompanhamento para neoplasia de mama em um hospital público do Norte do Rio Grande do Sul. Como resultados, visualiza-se que, embora as mulheres participantes tivessem conhecimento sobre a possibilidade de infertilidade pós-tratamento oncológico, nenhuma teve acesso às técnicas de preservação de fertilidade. Conclui-se que a dificuldade de acesso às técnicas de preservação de fertilidade e a falta de informação sobre o tema podem contribuir para a não adesão ao método e piora da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

SIRENA, Nathália Santin; SARTORI, Juliano. Neoplasia de mama: um estudo sobre a oncofertilidade. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 48, n. 8, p. 81–92, 2025. DOI: 10.31512/persp.v.48.n.8.2024.434.p.81-92. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/434. Acesso em: 3 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)