Comportamento do consumidor: uma revisão teórica sobre conceitos e campos de estudo

Autores

  • Fernando Sergio Mazon Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor do Curso de Administração da Universidade Regional Integrada – URI Erechim

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.47.n.178.2023.315.p.31-43

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Economia, Marketing, Psicologia

Resumo

Compreender o que os consumidores levam em consideração no momento de suas escolhas é essencial para o sucesso das organizações. As iniciativas para alcançar essa compreensão levaram ao surgimento de um campo de estudo denominado comportamento do consumidor. Por meio de um levantamento bibliográfico, este artigo tem como objetivo descrever desde o surgimento das primeiras teorias do comportamento do consumidor até algumas relevantes linhas de estudo até a atualidade. Constatou-se que o comportamento do consumidor congrega tópicos relacionados especialmente às áreas da economia, do marketing e da psicologia, e que oferece uma vasta gama de possibilidades para a realização de pesquisas, as quais podem contribuir para a ampliação do conhecimento teórico e prático sobre o tema.

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

MAZON, Fernando Sergio. Comportamento do consumidor: uma revisão teórica sobre conceitos e campos de estudo. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 47, n. 178, p. 31–43, 2023. DOI: 10.31512/persp.v.47.n.178.2023.315.p.31-43. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/315. Acesso em: 21 nov. 2024.