Avaliação Institucional: cultura que permite a efetivação da gestão democrática

  • Mariele Zawierucka Bressan Professora da URI – Câmpus de Erechim. Orientadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas/RS
  • Luana Letícia Reffiel Menta Orientadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas/RS
  • Lisiane Paula Wietchikoski Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas/RS
  • Danieli Zamban Orientadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas/RS
  • Sandra Betiatto Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas/RS
Palavras-chave: Avaliação. Participação. Ferramenta. Gestão.

Resumo

Este artigo versa sobre o processo de avaliação institucional, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas, no âmbito da Rede Municipal de Ensino. Tem como objetivo analisar dados relativos aos resultados das avaliações institucionais realizadas nos anos de 2021 e 2022, bem como refletir acerca da importância da cultura da avaliação institucional como instrumento para efetivação da gestão democrática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica e que, quanto aos objetivos, configura-se como exploratória e descritiva. De acordo com os procedimentos, caracteriza-se por ser documental, uma vez que a base de dados, além da bibliográfica, inclui relatórios publicados pela referida Secretaria. Pode-se inferir, com base nos resultados, que a avaliação institucional é um importante instrumento de gestão democrática, que dá voz aos protagonistas do processo educativo e pode promover mudanças na forma de planejar ações futuras na e da instituição.

Publicado
2024-04-05
Como Citar
Bressan, M. Z., Reffiel Menta, L. L., Wietchikoski, L. P., Zamban, D., & Betiatto, S. (2024). Avaliação Institucional: cultura que permite a efetivação da gestão democrática. Revista Perspectiva, 47(180), 7-18. https://doi.org/10.31512/persp.v.47.n.180.2023.332.p.7-18