Tecnologia na sala de aula: explorando o uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica para professores

  • Tarcísio Souza de Sá Graduado em Magistério pelo Centro de Ensino de Pedagogia e Andragogia Ltda. (C.E.N.A.P.A); técnico profissionalizante em vendas pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA); graduado em Administração Bacharelado pelo IFMA; Especialista em Educação para as Relações Étnicas e Raciais pelo IFMA; Especialista em Informática na Educação pelo IFMA; Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Futura (ICETEC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela ICETEC, pós-graduado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, Pós-graduando em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tutor mediador da Universidade Estadual do Maranhão e professor substituto do Instituto Federal o Maranhão https://orcid.org/0009-0002-2153-1364
  • João Alexandre Cardoso Lopes Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP. Pós-Graduado no Curso de Especialização LATO SENSU em Gestão, Supervisão e Coordenação Escolar pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA. Pós-Graduado no Curso de Especialização LATO SENSU em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Única - FU. Pós-Graduado no Curso de Especialização LATO SENSU em Currículo e Prática Docente Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí - UFPI
Palavras-chave: Inovação educacional. Aprendizagem digital. Chatbots educacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral explorar o uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica para professores, a fim de verificar como essa tecnologia pode auxiliar na aprendizagem dos alunos. Para alcançar este objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: discutir a inserção da tecnologia na educação; apresentar o ChatGPT como ferramenta pedagógica para os professores; e analisar as possibilidades e limitações do uso do ChatGPT na sala de aula. Para atingir esses objetivos, foi adotada uma pesquisa básica de caráter qualitativo, por meio de uma pesquisa bibliográfica. A análise dos resultados indica que o ChatGPT pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica eficaz para personalizar o ensino e corrigir erros de escrita, além de promover a aprendizagem colaborativa. No entanto, o uso do ChatGPT também apresenta limitações, como a compreensão de nuances e contextos específicos e a falta de interação humana para compreender conceitos mais complexos. Conclui-se que o uso do ChatGPT na sala de aula deve ser avaliado cuidadosamente antes de ser adotado como uma ferramenta pedagógica, a fim de maximizar seus benefícios e minimizar suas limitações

Biografia do Autor

Tarcísio Souza de Sá, Graduado em Magistério pelo Centro de Ensino de Pedagogia e Andragogia Ltda. (C.E.N.A.P.A); técnico profissionalizante em vendas pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA); graduado em Administração Bacharelado pelo IFMA; Especialista em Educação para as Relações Étnicas e Raciais pelo IFMA; Especialista em Informática na Educação pelo IFMA; Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Futura (ICETEC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela ICETEC, pós-graduado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, Pós-graduando em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tutor mediador da Universidade Estadual do Maranhão e professor substituto do Instituto Federal o Maranhão

Graduado em Magistério pelo Centro de Ensino de Pedagogia e andragogia Ltda. (C.E.N.A.P.A); técnico profissionalizante em vendas pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA); graduado em Administração Bacharelado pelo IFMA; Especialista em Educação para as Relações Étnicas e Raciais pelo IFMA; Especialista em Informática na Educação pelo IFMA; Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Futura (ICETEC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela ICETEC, pós-graduado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, Pós-graduando em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tutor mediador da Universidade Estadual do Maranhão  e professor substituto do Instituto Federal o Maranhão. 

Publicado
2024-04-05
Como Citar
Sá, T. S. de, & João Alexandre Cardoso Lopes. (2024). Tecnologia na sala de aula: explorando o uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica para professores. Revista Perspectiva, 47(180), 61-68. https://doi.org/10.31512/persp.v.47.n.180.2023.368.p.61-68