Tecnologia na sala de aula: explorando o uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica para professores
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.47.n.180.2023.368.p.61-68Palavras-chave:
Inovação educacional. Aprendizagem digital. Chatbots educacionais.Resumo
Este artigo tem como objetivo geral explorar o uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica para professores, a fim de verificar como essa tecnologia pode auxiliar na aprendizagem dos alunos. Para alcançar este objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: discutir a inserção da tecnologia na educação; apresentar o ChatGPT como ferramenta pedagógica para os professores; e analisar as possibilidades e limitações do uso do ChatGPT na sala de aula. Para atingir esses objetivos, foi adotada uma pesquisa básica de caráter qualitativo, por meio de uma pesquisa bibliográfica. A análise dos resultados indica que o ChatGPT pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica eficaz para personalizar o ensino e corrigir erros de escrita, além de promover a aprendizagem colaborativa. No entanto, o uso do ChatGPT também apresenta limitações, como a compreensão de nuances e contextos específicos e a falta de interação humana para compreender conceitos mais complexos. Conclui-se que o uso do ChatGPT na sala de aula deve ser avaliado cuidadosamente antes de ser adotado como uma ferramenta pedagógica, a fim de maximizar seus benefícios e minimizar suas limitações