Desenvolvimento e avaliação da aceitabilidade de biscoitos de abacaxi enriquecidos com fibras

Autores

  • Sandra Mara Zamiatovski Acadêmica do Curso de Nutrição, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil
  • Cilda Piccoli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.44.n.165.2020.62.p.73-82

Palavras-chave:

Abacaxi, Análise Sensorial, Qualidade de Vida

Resumo

A preocupação com alimentação saudável tem se tornado um grande desafio para os profissionais da área alimentícia, principalmente quando relacionada aos hábitos alimentares de universitários. O objetivo deste trabalho foi verificar a aceitabilidade de biscoitos de abacaxi com três tipos de farinhas, enriquecidos com fibras. O estudo foi de caráter experimental exploratório, do tipo quantitativo e qualitativo. Foram desenvolvidos biscoitos de abacaxi com três tipos de farinha: arroz, banana verde e milho. Para a análise sensorial, utilizou-se a Escala Hedônica, realizada com 48 acadêmicos convidados por conveniência, abordados nas dependências da Universidade. Os valores de aceitabilidade foram relacionados por análise estatística descritiva e teste de hipóteses por meio do teste de Kruskal-Wallis, a nível de significância de 5%, seguido do teste post-hoc de Dunn. A comparação feita pelo teste mostrou que os 3 biscoitos possuem o mesmo grau de aceitação (76%). Tais dados demonstram que as formulações desenvolvidas são opções de novos produtos alimentícios para pessoas que visam qualidade de vida por meio da alimentação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

MARA ZAMIATOVSKI, Sandra; PICCOLI, Cilda. Desenvolvimento e avaliação da aceitabilidade de biscoitos de abacaxi enriquecidos com fibras. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 44, n. 165, p. 73–82, 2020. DOI: 10.31512/persp.v.44.n.165.2020.62.p.73-82. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/62. Acesso em: 21 nov. 2024.