Utilização de agregados reciclados para a produção de concretos: uma revisão bibliométrica

Autores

  • Paulo Roberto Dutra Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim, Erechim, RS, Brasil
  • Michel Ostroski Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim, Erechim, RS, Brasil
  • Gilson Francisco Paz Soares Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim, Erechim, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.45.n.170.2021.156.p.93-102

Palavras-chave:

Agregados reciclados, Concreto, Revisão bibliométrica

Resumo

Apesar dos avanços, um dos grandes problemas enfrentados pelo setor da construção civil ainda é o gerenciamento de resíduos. Por outro lado, algumas pesquisas mostram a viabilidade de utilização de agregados reciclados para a produção de concreto. Assim, o presente trabalho busca investigar o cenário das produções científicas, em todo o mundo, sobre a incorporação de resíduos no concreto. Para isso, realizou-se uma revisão bibliométrica a partir das bases de dados Scopus - Web of Science e de termos de busca adequada à ideia inicial. A análise abrangeu os seguintes parâmetros: produção anual acumulada, relevância e produtividade de periódicos e autores, e documentos mais citados globalmente. Após a sumarização dos dados, pôde-se comprovar que o uso de agregados reciclados em concretos é uma tendência crescente, com aproximadamente metade da produção concentrada nos dois últimos anos. Destaca-se, também, a dispersão das publicações entre vários autores e periódicos, de modo que há um pequeno núcleo que concentra as ações sobre o tema. Assim, devem ser estes periódicos alvo de investigações para futuras publicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

DUTRA, Paulo Roberto; OSTROSKI, Michel; SOARES, Gilson Francisco Paz. Utilização de agregados reciclados para a produção de concretos: uma revisão bibliométrica. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 45, n. 170, p. 93–102, 2021. DOI: 10.31512/persp.v.45.n.170.2021.156.p.93-102. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/156. Acesso em: 22 jan. 2025.