Potencial biotecnológico do caju (Anacardium occidentale L.) na produção de prebióticos e probióticos: uma revisão

Autores

  • Samira Lopes de Almeida 1Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Alesandro Silva Ferreira 2Acadêmico do curso de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Kesley Pessoa de Sousa Acadêmico do Curso de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Francisco Glauber Peixoto Ferreira Bacharel em Enfermagem. Mestrando em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Daniel Freire de Sousa Doutor em Biotecnologia. Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Juliana Jales de Hollanda Celestino Doutora em Ciências Veterinárias. Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.46.n.6.2022.273.p.61-68

Palavras-chave:

Alimento funcional, Subproduto, Cajucultura

Resumo

Probióticos e prebióticos são classificados como alimentos funcionais e representam importante papel para regulação da microbiota intestinal. Subprodutos da agricultura representam fontes promissoras para produção desses tipos de alimentos, além de representarem uma fonte sustentável. Neste contexto se destaca o caju, um dos principais subprodutos da cajucultura. Diante disso, neste estudo objetivou-se realizar uma revisão de literatura sobre estudos de avaliação do caju na produção de prebióticos e probióticos. Para isto, foi realizada uma revisão de literatura utilizando as bases de dados Periódicos CAPES, PubMed/Medline, Scielo e ScienceDirect com as seguintes palavras-chave: cashew apple Prebiotic e cashew apple probiotic. Foram selecionados trabalhos que utilizaram o caju, bem como destacaram o tipo de espécie utilizadas. Os artigos que não atenderam aos critérios de inclusão não foram incluídos. Após as buscas, se observou que o caju apresenta diversas potencialidades para produção de prebióticos e probióticos a partir da utilização de diferentes tipos de cepas do gênero Lactobacillus, por exemplo, além de conter substâncias de interesse para a saúde, como vitaminas, representando substrato adequado e com baixo custo para produção de oligossacarídeos, quando comparados a outros substratos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kesley Pessoa de Sousa, Acadêmico do Curso de Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduando em Farmácia.

Downloads

Publicado

2023-02-16

Como Citar

LOPES DE ALMEIDA, Samira; SILVA FERREIRA, Alesandro; PESSOA DE SOUSA, Kesley; PEIXOTO FERREIRA, Francisco Glauber; FREIRE DE SOUSA, Daniel; JALES DE HOLLANDA CELESTINO, Juliana. Potencial biotecnológico do caju (Anacardium occidentale L.) na produção de prebióticos e probióticos: uma revisão. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 46, n. 6, p. 61–68, 2023. DOI: 10.31512/persp.v.46.n.6.2022.273.p.61-68. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/273. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial I TECALI (2022)