Os serviços da educação especial para a inclusão dos alunos com surdez

Autores

  • Carla Cristina Zurutuza Acadêmica no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva (2022) pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais - Campus Machado (IFSULDEMINAS). Especialista em Alfabetização e Letramento. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Graduanda em Letras Habilitação Português/Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2022)

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.46.n.176.2022.300.p.95-105

Palavras-chave:

Aluno com surdez. Professor Intérprete Educacional. Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Resumo

Neste artigo, objetivamos enfocar na educação especial para a inclusão dos alunos com surdez, a função do intérprete educacional e a importância do atendimento educacional especializado, a qual vem se tornando uma manifestação significativa da comunidade surda, no contexto histórico e cultural que está em crescente desenvolvimento e propagação no quadro de nosso sistema educacional brasileiro. Tomamos, como corpus de pesquisa, as políticas e propostas inclusivas educacionais para o aluno com surdez (BRASIL, 1988, 1996, 2002, 2004, 2005, 2010 e 2011). Pautar-nos-emos pelos estudos de Liev Vigotski (1989), Ronice Quadros (2006), Márcia Goldfeld (1997), Paula Botelho (2002), Marlei Adriana Floriani (2017), Cláudio Roberto Baptista (2019) e Maria Cecília Góes (2002), buscando evidenciar os novos meios de inclusão do surdo e o papel do intérprete educacional que são representados no ambiente escolar, uma vez que a comunidade surda procura divulgar ou denunciar a realidade de exclusão e preconceitos vivenciado por muitos anos. Enfim, o atendimento educacional especializado ao aluno com surdez é relevante e se destaca na educação inclusiva, pois promove o âmbito escolar e social do aluno com surdez, ou pessoas com necessidades especiais e são inseridos nas diversas e variadas situações vivenciadas no cotidiano da sociedade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-22

Como Citar

ZURUTUZA, Carla Cristina. Os serviços da educação especial para a inclusão dos alunos com surdez. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 46, n. 176, p. 95–105, 2023. DOI: 10.31512/persp.v.46.n.176.2022.300.p.95-105. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/300. Acesso em: 24 nov. 2024.