Concepções de Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.45.n.172.2021.189.p.29-42Palavras-chave:
Concepções de Educação Infantil, Crianças, Direitos, Desenvolvimento, Qualidade, EscolaResumo
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, consiste em um período de suma importância no desenvolvimento integral da criança. Esta pesquisa versa sobre as concepções de Educação Infantil que estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inúmeros são os questionamentos e incertezas que se relacionam à temática em questão, tornando-se um o tema central da escrita: Quais as concepções de Educação Infantil que podemos encontrar na BNCC? Tem como objetivo geral, analisar as concepções de Educação Infantil que estão explícitas no documento norteador da organização pedagógica das escolas atualmente, a BNCC e, como objetivos específicos: buscar fontes bibliográficas que permitam fundamentar a elaboração da pesquisa; conhecer o processo histórico que envolve a Educação Infantil; estabelecer o conceito de Educação Infantil de qualidade; compreender os fundamentos da BNCC para a Educação Infantil, quais são seus propósitos e o que ela traz de mudanças de concepções para a primeira etapa da Educação Básica a partir da sua implementação. Entende-se assim, a Educação Infantil como um período fundamental para o desenvolvimento integral da criança e sendo a escola um espaço de convivência, de brincadeiras, de jogos, de socialização e de inúmeras aprendizagens, justifica-se a presente pesquisa, por estar preocupada com as mudanças trazidas pela BNCC e a atuação dos profissionais da Educação Infantil mediante estas.