Mudança climática – reflexões sobre a inclusão da temática no currículo escolar e na formação de professores

Autores

  • Fabíula Paula Warnava Graduada em Ciências Biológicas. Discente do Programa de Pós-graduação em Ecologia da URI
  • Hueliton José Strogulski Magnante Engenheiro Agrônomo. Discente do Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Andrieli Sadovski Majewski Mestre em Ecologia. Professora da Escola de Educação Básica da URI
  • Laura Fragoso Alves de Carvalho Estudante do Curso de Psicologia da URI. Bolsista de Iniciação Científica – FAPERGS
  • Évelin Giovana Ferreira Jarominek Estudante do Curso de Ciências Biológicas da URI. Bolsista de Extensão
  • Francieli Alves da Silva Enfermeira. Mestranda em Atenção Integral a saúde
  • Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski Doutora em Ecologia e Recursos Naturais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da URI

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.48.n.182.2024.426.p.37-50

Palavras-chave:

Educação Ambiental., Formação de professores, Educação Climática

Resumo

A mudança climática (MC) é um desafio mundial de grandes proporções, que compromete vidas, economias e a integridade do ambiente de todas as nações. Mesmo assim, em nossa sociedade, há um alto grau de incompreensão da população sobre as MC e sobre as suas implicações, presentes e futuras. O enfrentamento da crise climática passa pela criação de novos hábitos e pela inserção do tema no cotidiano e na formação das novas gerações. Isso justifica a necessidade de incorporar a educação ambiental climática ao currículo formal da Educação Básica e de investimentos financeiros no processo de elaboração de materiais didáticos sobre o tema, bem como na formação de professores, de forma continuada, para propiciar o desenvolvimento educacional do País. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo refletir sobre a inserção da temática mudança climática (MC) nos currículos escolares e sobre o papel da educação formal no enfrentamento à crise climática. Trata-se de um estudo teórico, de natureza qualitativa.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

WARNAVA, Fabíula Paula; MAGNANTE, Hueliton José Strogulski; MAJEWSKI, Andrieli Sadovski; CARVALHO, Laura Fragoso Alves de; JAROMINEK, Évelin Giovana Ferreira; SILVA, Francieli Alves da; ZAKRZEVSKI, Sônia Beatris Balvedi. Mudança climática – reflexões sobre a inclusão da temática no currículo escolar e na formação de professores. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 48, n. 182, p. 37–50, 2024. DOI: 10.31512/persp.v.48.n.182.2024.426.p.37-50. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/426. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão