Mudança climática – reflexões sobre a inclusão da temática no currículo escolar e na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.48.n.182.2024.426.p.37-50Palavras-chave:
Educação Ambiental., Formação de professores, Educação ClimáticaResumo
A mudança climática (MC) é um desafio mundial de grandes proporções, que compromete vidas, economias e a integridade do ambiente de todas as nações. Mesmo assim, em nossa sociedade, há um alto grau de incompreensão da população sobre as MC e sobre as suas implicações, presentes e futuras. O enfrentamento da crise climática passa pela criação de novos hábitos e pela inserção do tema no cotidiano e na formação das novas gerações. Isso justifica a necessidade de incorporar a educação ambiental climática ao currículo formal da Educação Básica e de investimentos financeiros no processo de elaboração de materiais didáticos sobre o tema, bem como na formação de professores, de forma continuada, para propiciar o desenvolvimento educacional do País. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo refletir sobre a inserção da temática mudança climática (MC) nos currículos escolares e sobre o papel da educação formal no enfrentamento à crise climática. Trata-se de um estudo teórico, de natureza qualitativa.
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