Relação entre fluência leitora e compreensão textual
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.46.n.176.2022.308.p.107-116Palavras-chave:
Fluência leitora, Compreensão textual, Leitor autônomoResumo
A fluência leitora é a capacidade de ler com precisão, ritmo e expressão adequados, o que possibilita ao leitor saber lidar com o texto de forma eficiente. Desenvolver essa habilidade representa um dos grandes desafios das escolas e constitui tema largamente abordado nos meios acadêmicos. Formar leitores proficientes não é uma tarefa fácil, por isso, muitos estudiosos têm se dedicado à missão de entender como se dá esse processo, com o intuito de contribuir com o ensino da leitura. O desenvolvimento da habilidade leitora envolve processos fundamentais, como a decodificação, a compreensão e a capacidade de interação com o texto escrito em diferentes situações. Dessa forma, esse artigo tem como objetivo fazer uma análise reflexiva sobre a relação entre a fluência leitora e a compreensão textual, e entender de que forma a fluência leitora pode contribuir para a compreensão textual