Relação entre fluência leitora e compreensão textual

Autores

  • Alneci Rego Monteiro Morales Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMS), Professora de língua portuguesa do Ensino Básico da Secretaria Estadual de Mato Grosso
  • Adriana Lúcia Escobar Chaves de Barros Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/persp.v.46.n.176.2022.308.p.107-116

Palavras-chave:

Fluência leitora, Compreensão textual, Leitor autônomo

Resumo

A fluência leitora é a capacidade de ler com precisão, ritmo e expressão adequados, o que possibilita ao leitor saber lidar com o texto de forma eficiente. Desenvolver essa habilidade representa um dos grandes desafios das escolas e constitui tema largamente abordado nos meios acadêmicos. Formar leitores proficientes não é uma tarefa fácil, por isso, muitos estudiosos têm se dedicado à missão de entender como se dá esse processo, com o intuito de contribuir com o ensino da leitura. O desenvolvimento da habilidade leitora envolve processos fundamentais, como a decodificação, a compreensão e a capacidade de interação com o texto escrito em diferentes situações.  Dessa forma, esse artigo tem como objetivo fazer uma análise reflexiva sobre a relação entre a fluência leitora e a compreensão textual, e entender de que forma a fluência leitora pode contribuir para a compreensão textual

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-22

Como Citar

MORALES, Alneci Rego Monteiro; BARROS, Adriana Lúcia Escobar Chaves de. Relação entre fluência leitora e compreensão textual. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 46, n. 176, p. 107–116, 2023. DOI: 10.31512/persp.v.46.n.176.2022.308.p.107-116. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/308. Acesso em: 21 nov. 2024.