A Importância das florestas para as crianças da Região do Alto Uruguai, Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.31512/persp.v.44.n.168.2020.127.p.7-19Palavras-chave:
Percepção Ambiental. Educação. Serviços Ecossistêmicos.Resumo
As florestas, ricas em biodiversidade, contribuem com vários serviços ecossistêmicos cruciais e são de grande importância para a sociedade humana. Este estudo tem por objetivo identificar e analisar as percepções de crianças, residentes na Região do Alto Uruguai do RS, sobre o conceito e sobre a importância das florestas, verificando os fatores que interferem sobre as suas percepções. Participaram do estudo 200 estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental, sendo 100 estudantes residentes em municípios predominantemente urbanos (MPU) e 100 estudantes em municípios predominantemente rurais (MPR). A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, constituído por questões abertas e fechadas, que possibilitaram a caracterização socioeconômica e cultural dos participantes, bem como a identificação da percepção sobre as florestas e sobre os serviços ecossistêmicos por elas prestados pelas florestas. Após, os dados de cada pergunta foram submetidos a um processo de análise de conteúdo e à análise estatística. As crianças conceituam a floresta como um espaço ocupado pelas plantas e animais, sem a presença humana. Reconhecem que as florestas são responsáveis por inúmeras funções ambientais, com destaque para as funções de regulação e provisão. Cabe à educação formal contribuir na ampliação dos saberes e valores associados às florestas.